terça-feira, 18 de setembro de 2012

Peça "As Ilusões da Alma" versão atualizada

Versão atualizada em  linguagem moderna e expandida, para a primeira versão ir para : http://isaiasoliveira.blogspot.com.br/2011/07/peca-as-ilusoes-da-alma.html


AS ILUSÕES DA ALMA
(Versão atualizada e expandida na "linguagem de hoje")


          
Alma - Porque você está tão abatida minha alma? Porque dentro de mim há tanta perturbação? Serei como um navio naufragando pelo poder da tempestade ou devo resistir a tantas forças que lutam em meu peito? Ah, como eu gostaria de encontrar a resposta! Mas o que vejo? Vejo a solidão com os braços abertos, como enormes tentáculos de um monstro marinho que despedaçam sua indefesa vítima!

 Nesse mar de desilusões sou um brinquedo das ondas zombeteiras. Num momento elas me lançam sobre rochas que me ferem profundamente, em outro me sufocam nas tempestades! Minha mente gira. Meu coração está desesperado, não há terra a vista nem socorro no horizonte!

 (Pequena pausa, toca uma musica triste, entra um personagem representando a solidão trazendo nas mãos um pano preto, cobre a alma com o pano, retira, passa-lhe no rosto e sai)


Alma- Porque estou aqui e não em qualquer outro lugar, quem me pôs aqui e porque sou quem sou? Sou apenas um fruto do acaso, esse ser cheio de manias, ou existo por alguma vontade superior? Porque eu sinto um vazio tão grande? O que me falta?

(Uma voz oculta declama em voz alta)

O Evangelho está nas ruas, ele clama nas praças,
Anda abraçado aos últimos deste mundo
Vestido nos seus andrajos.

O Evangelho está nas ruas
Porque os templos estão fechados
Pela pesada mão humana
Pela mão insensata dos grandiosos!

O evangelho está nas ruas
Cantando alegre, dançando,
Enquanto nas paredes há falta, há sede...

O Evangelho está nas ruas
Ele canta e dança com uma multidão de parias
E nos chama:

"Venham abençoados do PAI"

(A Alma para assustada ao ouvir o poema. Entra o evangelista)


Evangelista- O que te falta é nascer de novo!

Alma- Quem é você? E que coisa estranha é essa que você está falando?

Evangelista- Eu? Sou a voz que está anunciando nos desertos: “Eu trago boas novas para todos os seres humanos, hoje é o dia agradável, o dia em que o Senhor  receberá  todos vocês em seus átrios eternos”. E quanto ao que antes eu disse, que te falta nascer de novo...( a alma o interrompe)

Alma- E como eu poderia nascer novamente? Retornar para o ventre da minha mãe sendo já adulta?!

Evangelista- Eu falei em nascer de novo, não da carne, mas do Espírito!

Alma- Isso é loucura! Uma coisa dessas não é possível! Se morrer, está morto, acabado, já era...ou será que não? Como alguém poderia nascer novamente, como? Me diga!

Evangelista- Algum tempo atrás, numa pequena aldeia de Belém da Judéia, o menino Jesus, inocente e indefeso, estava deitado numa manjedoura. Ele, cuja alma estava destinada a ser o resgate... (Entra a religião e um soldado)

Religião- Cala essa boca seu...seu... seu rufião! Seu amigo de prostitutas, ladrões e drogados! (Aproxima-se).Você está de novo semeando essas fantasias? O que você deseja com esses sonhos loucos? Volte p’ra a sarjeta com seus amigos de rua!

Evangelista- Sim, são meus amigos todos os excluídos, porque são esses que recebem meu Mestre. Eu não proclamo fantasias como você. Prego a verdade de Deus...

Religião- A verdade, (risos) o que é a verdade? Como você tem a pretensão de pensar que conhece a verdade? Você tem formação teológica? Em que instituição? Você conhece os temas complexos da Filosofia? Diga-me seu ignorante, qual é a natureza do Tempo? E qual a natureza do Ser? Porque se cala? Estou vendo que não sabe! (Diz ao soldado) Tire esse idiota da minha frente!  (Fala a parte com o Soldado) Cause muitos ferimentos nele, amarre-o num tronco e coloque fogo sob seus pés. Depois quebre seus ossos e espalhe-os sobre o mar para vermos se os peixes se convertem. (sai o soldado levando o evangelista que canta ”mais perto quero estar, meu de ti....)

Alma- Minha Senhora, o que fez este homem para que mereça isto? Ele não está apenas querendo ajudar as pessoas?

( Antes de responder a religião põe uma cadeira no centro do palco , onde faz a alma sentar)

Religião- Filha, (suspira)  não precisamos de mais idéias metafísicas, esses tagarelas vem com suas ilusões tentando desencaminhar os meus filhos, que atrevimento! Tudo o que vocês precisam eu dou, nada falta a vocês! Eu tenho a verdade, quem precisa de outras verdades.

Alma- Se você tem realmente a verdade então me diga, o que poderia ser feito por mim ?

Religião- Filha, que negativismo! Olha p’ra mim, perceba quem eu sou (a alma olha para a religião sem entender nada ). Eu sou a senhora do mundo, nasci no primeiro fogo da antiguidade, assumi mil formas e mil faces, estou presente em todas as terras, para mim convergem todos os paradoxos, crio o paraíso e abro a perdição, países inteiros estão aos meus pés. Por mim os homens fazem caridade e matam-se também. Mas o importante e que morrem felizes, pois vão para um paraíso de virgens[1] com olhos grandes, ou reencarnam[2]  em outros corpos para tentar novamente, de homens, de animais, de insetos, de pedras, árvores, quem liga  se querem ser deuses[3]? Isso é que é nascer de novo! Eu lhes dou essa liberdade. A liberdade da ilusão.

Alma- Estou cansada de ilusões, de mentiras, de sonhos celestes...

Religião- Ah, entendi! Eu sei exatamente o que você precisa: você quer a virtude na terra. Isso é fácil! Eu tenho uma coisa assim também. Se você não quer deuses eu te ofereço os dogmas terrenos. O espírito religioso está em toda parte, está nas idéias políticas  que levam a revoluções sangrentas. Está no ateísmo que crê num  não-deus, é preciso muita fé para isso! Talvez você esteja interessada num credo cientifico? Aqui tem um: Creio no acaso absoluto que deu origem a tudo que existe. Creio que tudo estava contido num ponto minúsculo. Creio na grande explosão que lançou esse material por todo lado. Creio que toda a matéria estava dispersa por aí. Creio que a matéria se condensou, formando os corpos espaciais. Creio que a terra surgiu por mero acaso nesta região do espaço. Creio que a vida se formou por acaso na sopa primordial do que não vive[4]... (entra a Riqueza)
  
Riqueza- Fala tanto e não sabe o que diz!

Religião- Como você ousa me interromper? 

Riqueza- Você já falou demais e não convenceu esta pobre alma. Se você é justa como diz, deixe que eu tente. Se é que você tem coragem para isso...( A religião dá de ombros e senta-se) então minha filha o que você acha que aprendeu?(pergunta para a alma) 

Alma- Que a religião se alimenta de ilusão!

Riqueza- Uau! Disse muito bem: a religião se alimenta na ilusão. Parabéns! Não é assim comigo, eu não ofereço o céu, ofereço a terra. Adquirir bens é o fim para que se destinam os homens. O Homem foi feito para acumular, sem isso nosso mundo não se desenvolve. Veja um homem muito rico, esse sim é importante! O seu valor não está no que ele pensa, mas sim no que ele tem. P’ra ele não há portas fechadas e todos se dobram respeitosos diante dele! Dinheiro, muito dinheiro. Bens minha filha! Grana!  Até o céu dos ingênuos é revestido de ouro[5]. Avalie o valor que tem as riquezas em nossa sociedade e tente negar que o capitalismo é o senhor dos senhores do mundo! Eu te pergunto, hoje o que você pode fazer sem dinheiro? Até a religião depende de mim. Veja como seus templos são ricamente adornados, seus pomposos sacerdotes com seus trajes suntuosos! Sim filha, me receba como o mais alto ideal de sua vida e você terá a religião aos seus pés. Você vestida com ouro, prata e pedras preciosas. E até os altos governantes vão te chamar de “senhora”. (Entra o poder)

Poder- E você acredita nessa Senhora alma aflita? 

Riqueza- Ah não! O que você quer aqui? Ainda não terminei a minha pregação. 

Poder- Fica aí de blá blá blá. Você já teve a sua chance, não seja tão avarenta! Deixe que eu mostrarei a verdade a esta alma. O que você me diz alma?

Alma- Vocês querem me confundir com tantas palavras! Mas estou indefesa, que posso eu? Falem! (A riqueza move a cabeça em sinal de indignação e senta-se)

Poder- Essas duas senhoras encheram a sua cabecinha de argumentos, mas argumentos falaciosos[6]! Pense comigo, raciocina alma! Qual a razão de um homem se declarar sacerdote e colocar-se como mediador do além? É o puro desejo de dominar, ou seja, desejo de poder! Ainda te pergunto, para que servem as riquezas? Eu te digo, para adquirir poder! O poder traz todas estas coisas, o poder é tudo.! O desejo primário do homem é dominar o próprio homem e o seu desejo final é dominar o mundo! A história está cheia de exemplos disso: Nabucodonosor, rei da Babilônia, Ciro da Pérsia, Alexandre da Macedônia, Júlio César de Roma, Átila dos Hunos, Carlos Magno, Napoleão, Hitler, todos esses homens buscaram poder e o alcançaram! Entregue a mim o seu amor filha, e eu escreverei o seu nome na coluna da história ao lado de todos os grandes homens e mulheres desse mundo. (uma gargalhada e entra o prazer) 

Prazer- Mas não é que você fala como se fosse um deus! Pena que na verdade é um demônio que procura seduzir as pessoas simples com promessas falsas! 

Poder- Imprudente, você tem a ousadia de me chamar de demônio ? Eu farei com que você engula estas palavras! Vou sentar a mão na tua cara! 

Alma- Mas eu não vi você agora a pouco exigindo seu direito de falar Poder? Deixe que agora ele fale.

Poder- Por enquanto... (senta) 

Prazer- Eu, minha querida alma, não te chamo de filha mas de “irmã” porque em mim todos são verdadeiramente iguais! Eu, o prazer sou a verdade que você procura. Religião, Riqueza e Poder existem apenas para me satisfazer. Eu sou a coluna que mantêm o mundo em pé! Eu sou o motor das conquistas! Eu sou a satisfação ilimitada! Eu ofereço a você todos os prazeres sensíveis e psicológicos. Eu crio as drogas, as orgias, a aventura que leva o espírito humano muito além do que você pode imaginar! Se você se interessar eu tenho prazer artificial: Cocaína, Ecstasy, LSD. Quem sabe você é uma pessoa de requinte, p’ra você eu tenho prazeres naturais: uma explosão de adrenalina, endorfina e dopamina no seu cérebro! Vou te deixar doida, doida! Você quer prazeres físicos? Você tem a luxúria à tua vontade. Você não aceita um chá alucinógeno? Quem sabe uns cogumelos do campo ou o ayahuasca[7]  da Amazônia ? Maconha, heroína, crack, tudo...tudinho será seu! Me ame e talvez você morra cedo mas o que viver viverá plenamente !

 Religião- E então alma, o que você decide,  quem de nós você escolhe?

Riqueza- Será a mim?

Poder- Ou a mim ?

Alma - Estou indecisa, muito indecisa... Por favor, me deixem um pouco sozinha para que eu pense no que vocês me disseram. Tudo é muito complicado para mim, mas espero logo decidir e então me entregarei a quem mereça o meu amor.

Religião- Nós te daremos algum tempo minha filha, afinal você é uma pessoa muito inteligente, um espírito esclarecido! Você saberá escolher com sabedoria ( leva os outros três a parte e lhes diz) deixemos que a tola escolha, mas se ela não fizer a sua escolha por perceber que somos todos uma só coisa, nós a pegaremos e  lhe faremos o que bem quisermos e depois deixaremos seu corpo inerte apodrecendo ao sol.
(Saem a religião, a riqueza, o poder e o prazer).

Alma- Agora sim me vejo em desespero, pois estas raposas querem me devorar! O que farei? Logo percebi que tinha algo errado com essa falação toda! Ah, onde estaria aquele meu pobre evangelista! Agora entendo que você era o único sincero e que por minha causa está sofrendo alguma coisa terrível! Talvez esteja morto ou muito ferido. Se eu pudesse fazer voltar o tempo ia te fazer tantas perguntas! Eu não te deixaria até saber tudo. São tantas coisas que eu sinto que deveria saber, como se alguém me falasse no íntimo de uma verdade que não posso entender! E você não está aqui para me explicar! Agora Alma que você rejeitou o bem, terá o que merece nas mãos desses predadores. Lá vem as sombras da morte! Parecem uns urubus descendo sobre a carniça.

(Entram a Religião, a Riqueza , o Poder e o Prazer.)

Religião- O tempo corre minha filha! O que você decidiu? De quem será o teu eterno amor?

Alma- O que eu decidi? E vocês me deram alguma escolha realmente? A única coisa que eu decidi é dizer que não tenho parte com vocês em coisa alguma! Eu sei muito bem que vocês estão tentando me enganar e se vocês querem mesmo saber, terras estéreis, eu rejeito a todas! Como vocês podem falar em amor hipócritas? Logo vocês que devoram a terra com tanta fúria?

Você realmente pensa que me enganou Religião? Eu sei exatamente o que você é, você vem com esse papo de “conciliar contradições”. Você é a face do mal, quer me fazer crer que a verdade é relativa. A verdade[8] por sua própria natureza é absoluta. Eu rejeito seu erro! E você riqueza, pensa me enganar como? Fique sabendo que o valor de um homem não está no que ele tem, mas sim em quão honestamente ele vive! Correr a vida toda atrás de bens que ficam quando morremos é o mesmo que construir castelos de areia à beira da praia. A pessoa nunca está satisfeita e as ondas nunca dão trégua! Estou satisfeita com o que tenho. Se eu puder ter uma vida mais cômoda eu a terei, mas através do meu trabalho e sem sacrificar minha vida nisso! Eu rejeito essa loucura!

E você Poder? Pensa que pode realmente alguma coisa? Deus é quem pode, você se ilude! Onde estão esses grandes homens que você usou como exemplos? Nabucodonosor [9] comeu grama por sete anos! Ciro morreu e jaz esquecido em algum lugar, Alexandre foi levado por uma febre em Babel[10]. César foi assassinado por seu próprio filho Brutos[11], e os outros onde estão ?
No esquecimento! Rejeito essa besteira!

Prazer, você é o mais ilusório de todos, pois uma dor de cabeça te torna inútil. Quantos pensaram te possuir quando eram na verdade escravos! Escravos de um estilo de vida que os levou à morte, à desilusão, à tristeza, dor e abandono. Quantos você não jogou nas sarjetas, secos, exauridos das suas vidas! E quantos deles, enlouquecidos por você, não deram cabo da própria existência! Perderam famílias, casas e a dignidade. O Prazer irresponsável é como a chama de uma vela, depois que o pavio queima por completo o fogo se extingue! Eu te rejeito!

Religião- Você acha que tem alguma liberdade de nos rejeitar sua  ingrata? Você receberá seu pagamento por essa ousadia! Agarrem-na!
(Jogam a alma de um lado para o outro, batem-lhe, lançam-lhe ao chão)

Alma- Quem seria capaz de me livrar desse terror ?

Narrador oculto em voz alta:

O evangelho está vivo,
A sua doce voz é ouvida nas praças
Ele é seguido por muitos
Que se aninham sob seus braços
Ele derruba as barreiras
E diz a todo ser humano
Que há esperança!
Há esperança!
O choro pode durar toda uma noite
Mas a alegria vem com a manhã!
O evangelho está vivo, ele clama nas praças
Clama a quem quiser ouvir!

EU SOU! (Uma voz bem alta, as atacantes caem ao chão, Jesus entra com o evangelista e vai até onde a alma esta caída).

Alma- Senhor! eu não sou digna do seu amor, eu não dei ouvidos às palavras do teu servo.

Jesus- Eu não te rejeito! Eu sou o bom pastor, e o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Os outros são mercenários. Eu estou à porta do teu coração e bato, se você abrir a porta eu entrarei e viverei eternamente com você! Aquele que vier até mim não será rejeitado! Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

Evangelista- Esse é o dia agradável, o dia da salvação! Não rejeite esse dia e não pense que ele está longe de você, pois todo dia em que você está vivo é o dia certo para a sua salvação! Deus não espera que você seja santo, ou perfeito, nem mesmo bom para que possa te amar. Ele aceita você como você é, e aceita o desafio de fazer de você alguém que o agrade. Ele cuida de você, ele te cura e te ensina. Ele faz a mudança em você. Ele te ama sem pedir nada além da sua fé no sacrifício de Jesus como o único sacrifício necessário!  Deus ama de tal forma este mundo a ponto de ter dado seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna!

Alma- Senhor, eu acredito! Senhor eu abro a porta, entra em minha vida Senhor!
(Jesus coloca a alma em pé)

Jesus- Venha alma abençoada por Deus Pai. Receba por herança o reino que está preparado para você desde a fundação do mundo! (saem Jesus e a alma)

Evangelista- Se hoje você ouviu a voz de Deus, não endureça o seu coração. Seja prudente e construa a sua casa sobre a Rocha que é Jesus Cristo e não confie seu coração a coisas como essas (aponta para as caídas) algo delas até é licito[12], pois elas misturam verdade com erro. O natural com o exagero. Mas não sejam elas o objetivo da sua vida, pois elas passam como o dia de ontem! (sai o evangelista).




FIM




[1] Paraíso de virgens com olhos grandes: concepção islâmica do Paraíso.
[2] Reencarnam: a transmigração das almas é crença de varias religiões. O Espiritismo ensina que os homens reencarnam  em corpos humanos já o Hinduismo aceita a metempsicose em corpos de animais. Grupos animistas da África acreditam que as almas encarnam em seres inanimados (árvores, pedras, cachoeiras, etc.).
[3] Crença do Mormonismo.
[4] Crença evolucionista de que os seres vivos surgiram por acaso  de elementos sem vida.
[5]As ruas serão de ouro na nova Jerusalém. 
[6] Sofisma: argumentação que visa induzir ao erro, engano, logro.
[7] Aiahuasca: também chamada “huasca”planta com características alucinógenas usada  nos rituais da seita “Santo Daime”  e que propiciaria viagens fora do corpo.
[8]Verdade: cabe aqui o que Jesus afirmou “Eu sou a verdade”, não uma verdade mas a verdade.
[9] Ver Daniel 4.
[10] Alexandre Magno morreu na Babilônia, de uma “febre”.
[11] Júlio César  teve a infelicidade de ver entre seus assassinos seu filho adotivo Brutos.
[12]Há algumas verdades misturadas aos seus erros. 

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)